Dra. Paola fala sobre a acne na mulher adulta.
mar

Acne na mulher adulta

Acne aos 30, 40 anos? Sim!

Acne. Além de acometer um grande percentual dos adolescentes, a acne pode atingir também mulheres na idade adulta. A doença pode surgir somente na fase adulta ou ser resultado da persistência da acne juvenil.

E por que a acne surge na fase adulta?

A acne na vida adulta pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos); alterações das glândulas suprarrenais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença, ou ainda pelo uso de anabolizantes, que atualmente muitas mulheres fazem uso.

Apesar da acne na mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.

Você tem olheiras? Clique aqui e descubra como tratar esse problema.

A acne na fase adulta é igual a da adolescência?

Clinicamente as lesões costumam ser mais profundas, inflamatórias, formando nódulos avermelhados e doloridos, mas também pode formar pústulas (lesões com pus). As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço. Cravos fechados (brancos) são mais frequentes que os abertos (pretos).

Outras características que podem estar acompanhando a acne da mulher adulta, devido à ação dos androgênios, são: aumento da oleosidade, aumento de pelos faciais e corporais e queda acentuada de cabelos. Em alguns casos pode estar associada à irregularidade menstrual.

E como tratar essa acne?

Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (antiandrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.

Medicações de uso local e peelings superficiais também são importantes no combate à acne. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína (Roacutan), que pode eliminar a doença definitivamente em alguns meses nas pacientes que não tenham distúrbios hormonais, mas é importante entender que não vai conferir a cura em mulheres adultas somente um tratamento paliativo para as acnes muito resistentes.

A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e das suas possíveis causas, sendo importante uma avaliação individualizada.

Procure um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, nós podemos ajudar você.

Envelhecimento facial? Veja como o preenchimento pode ajudar você! Clique aqui.