Dr. André Rosado fala sobre a caspa e coo tratá-la.
set

Caspa tem cura?

Caspa e a dermatite são a mesma coisa?

Você tem coceira na cabeça? Caspa tem cura? O estresse piora a caspa?

Eu ouço essas perguntas quase todos os dias e a verdade é que caspa é o nome popular daquela descamação causada por uma doença chamada dermatite seborreica.

Ela normalmente aparece na cabeça, mas pode acontecer também no rosto, nas sobrancelhas, nas orelhas e em algumas outras áreas do corpo.

É muito desagradável ficar com caspa. Quem tem caspa sabe bem disso. É desconfortável, a pessoa fica sempre preocupada que outros possam estar olhando e pensando que você simplesmente não lavou a cabeça direito.

A descamação e aqueles farelinhos, inclusive podem causar coceira, gerando mais desconforto ainda, são muito desagradáveis.

O que eu mais quero hoje, na verdade, meu objetivo aqui com vocês é que todos entendam que a caspa não tem cura. Não adianta você achar que vai usar um produto e nunca mais vai ter caspa. Ela está dentro da genética de cada um.

O estresse que é muito comentado é um fator que pode fazer a caspa piorar, mas ele também não é a causa da doença.

A poluição prejudica a pele, você sabia? Clique aqui e entenda melhor esse problema.

Aí você vai perguntar o que fazer, então. E a resposta é que a caspa tem controle, assim como a gente controla a pressão, o diabetes.

Então o que a gente precisa fazer é manter um segmento adequado e que, muitas vezes pode ser para sempre, mas que às vezes pode ser só durante um período do ano, como no inverno, que é o período mais comum para essa descamação aparecer.

Existem diversas medicações que a gente pode utilizar. Hoje a gente pode, inclusive, tomar algumas medicações via oral, além de xampus e aqueles outros tratamentos que o seu médico pode lhe passar.

A gente também precisa de alguns cuidados específicos com os cabelos e também na hora do banho, mas parte disso é o seu médico quem vai explicar.

Procure seu dermatologista e fique livre da caspa.