Seg - Sex 13h às 20h
R. Dr. César 1368, sala 1705 - Santana - São Paulo - SP - CEP: 02013-004
atendimento@clinicaunire.com.br
(11) 3360 0800

News Clínica Unire

A melhor maneira de estar por dentro do mundo da beleza.
09
jan

Melasma: as temidas manchas na pele

Melasma é comum entre a população brasileira

Vamos falar um pouquinho sobre manchas da pele

A mancha mais comum que nós temos no Brasil, um dos assuntos mais procurados por mulheres e também pelos homens nos consultórios, é o melasma. Você sabia que tem tratamento e que você pode ficar com a pele bem bonita? Então vamos conhece-lo um pouquinho melhor.

O que é melasma?

Melasma é uma mancha muito comum na pele do brasileiro, principalmente nas regiões malares, na região frontal, também acima dos lábios. Ele tem uma causa principal genética, mas sem dúvida nenhuma ele pode ser agravado por vários fatores.

O sol é o principal agravante do problema. Tratamentos hormonais, gestação – quando também há alteração nos hormônios, e uso de anticoncepcional são fatores que pioram a situação. Apesar de tudo isso e de ser muito frequente, o melasma tem tratamento.

Saiba como manter sua pele jovem por mais tempo. Clique aqui.

Como tratar o melasma?

O mais importante é que o paciente entenda que o tratamento do melasma precisa ser contínuo e a pessoa precisa mudar seus hábitos com relação ao sol. Não é possível você ter melasma e estar bronzeado.

Depois que a gente adquire o melasma realmente precisa se proteger diariamente e o tratamento precisa ser contínuo. Nós dermatologistas estamos aqui para justamente orientar o paciente para que ele entenda a necessidade do tratamento contínuo.

Clarear esse tipo de mancha é muito fácil, o difícil é impedir que o problema volte. Aí é o tratamento a longo prazo que vai conseguir trazer esse resultado melhor.

Na primeira consulta a gente descobre as principais causas, tenta-se tirar os fatores agravantes e aí a gente vai deixar sua pele clarinha, mas o mais importante em seguida é evitar essa recidiva, porque cada vez que o melasma volta ele se aprofunda na pele e quanto mais profundo, mais difícil de clarear.

Hoje em dia, além dos tratamentos convencionais, que são os tratamentos em casa com os cremes clareadores e o uso de filtro solar diariamente, nós associamos os peellings químicos que, não provocando muita irritação, conseguem clarear o melasma.

E acredite se quiser, também tem tratamentos em cápsulas. Essas cápsulas promovem uma diminuição na capacidade de pigmentação da pele e com isso a mancha demora mais para voltar.

Rugas de expressão? Clique aqui e descubra como o botox pode ajudar.

Cuidado com o sol

Mas o mais importante sempre é a consciência de não se expor ao sol e o uso de filtro solar diariamente. Mesmo que você olhe pela janela e ache que o dia está nublado e que você não precisa passar o filtro solar é fundamental o uso do filtro diário, pois mesmo em dias nublados nós temos radiação e qualquer radiação é suficiente para pigmentar essa mancha, inclusive a luz visível.

Por isso que todo dia filtro solar, tratamento contínuo e a conscientização de que tem que se cuidar sempre. Procure um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, nós estamos preparados para poder tratar seu melasma e você vai ficar muito bem.