Seg - Sex 13h às 20h
R. Dr. César 1368, sala 1705 - Santana - São Paulo - SP - CEP: 02013-004
atendimento@clinicaunire.com.br
(11) 3360 0800

News Clínica Unire

A melhor maneira de estar por dentro do mundo da beleza.
Dr. André Rosado, em seu consultório, fala sobre mitos e dúvidas frequentes sobre queda de cabelos.
24
abr

Queda de cabelo – cuidados e mitos

Queda de cabelos – cuidados e mitos

Seguindo a nossa série sobre queda de cabelos, hoje eu vou falar sobre outros fatores de queda relacionados aos cuidados com os cabelos e também vou tentar esclarecer alguns mitos.

Você perdeu o primeiro vídeo da série? Clique aqui e confira!

Lavagem

A queda de cabelos pode ser influenciada pela lavagem dos fios?

Uma das perguntas muito frequentes no meu consultório é “eu posso lavar os cabelos todos os dias”? Veja bem, não há nenhum problema em lavar os cabelos todos os dias, porém o perigo se encontra principalmente nas pessoas com cabelos longos, pois eles precisam de maiores cuidados após a lavagem e isto pode danificar os fios, dando a sensação de queda dos cabelos.

Então muita atenção com o uso de secador muito quente e próximos aos fios, chapinha, entre outros, pois o calor excessivo danifica a proteína do cabelo podendo levar a queda pela quebra do fio.

Da mesma forma, jamais se deve dormir ou prender os cabelos úmidos após o banho. Isto aumenta a quantidade de fungos e bactérias vivendo no couro cabeludo, podendo causar dermatite seborreica e queda. Resumindo: o problema não está na lavagem e sim em como você cuida dos seus cabelos depois dela.

Alergia é assunto sério. Clique aqui e descubra porque é importante ter um diagnóstico correto.

Cosméticos e produtos químicos

Os cosméticos de uso diário, tinturas, descolorantes, alisadores, também podem causar queda de cabelos. Por exemplo, produtos com álcool ressecam os fios e estimulam a queda, outros podem piorar a oleosidade, enfim, cada tipo de cabelo tem um produto adequado para cuidados.

Escolha seu produto com atenção. Alguns produtos não cosméticos também podem danificar os fios e estimular a queda, como o cloro utilizado no tratamento da água das piscinas, bem como outros produtos químicos, como algicidas.

Bonés e chapéus

Uso de bonés, chapéus e capacetes só estimulam a queda se a pessoa tiver alguma doença relacionada, como por exemplo a caspa. Assim, estes acessórios por si só não causam queda de cabelos diretamente, mas podem estimular queda em pessoas propensas ao aumento de oleosidade no couro cabeludo.

Estresse e uso de medicamentos

O estresse nos dias de hoje também é um grande fator de queda. Indivíduos estressados são menos saudáveis e sofrem alterações do metabolismo e dos hormônios. Além disso, muitas vezes dormem mal, se alimentam mal e estes fatores vão interferir no ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a queda.

Uso de medicações, por exemplo os anabolizantes, também fazem o cabelo cair e muito.

Alimentação

Por fim, porém com uma imensa importância, está a alimentação. Uma dieta equilibrada, adequada e correta é fundamental para cabelos saudáveis e bonitos. Alimentações restritivas, como dietas para emagrecer, dietas que restringem alguns grupos alimentares, má qualidade alimentar, tudo isso com certeza será responsável pela queda de cabelos.

O que vem por aí?

Na sequência dessa série vou falar sobre os tratamentos, o que realmente funciona, o que não vale a pena fazer e quais são as novidades nessa área.

Manchas na pele? Cuidado com melasma! Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.