Seg - Sex 13h às 20h
R. Dr. César 1368, sala 1705 - Santana - São Paulo - SP - CEP: 02013-004
atendimento@clinicaunire.com.br
(11) 3360 0800

News Clínica Unire

A melhor maneira de estar por dentro do mundo da beleza.
Dr. André Rosado, em seu consultório, fala sobre os tratamentos para queda de cabelos.
28
abr

Queda de cabelos – tratamentos e novidades

Queda de cabelos: tratamentos e novidades

Vamos encerrar esta série sobre queda de cabelos falando sobre os tratamentos disponíveis, o que funciona, o que não funciona e quais as novidades.

Perdeu o primeiro vídeo da série? Clique aqui e confira!

O tratamento da queda vai depender diretamente da causa, do tempo de evolução e do que já foi feito antes para tratá-la. Para isso, uma consulta com seu dermatologista é fundamental. Ele é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Lembrando: sempre procure um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Entra lá no site da SBD e encontre um profissional, coloque o nome de quem você deseja consultar e se tiver a palavrinha titular e o numero do RQE junto, este é o dermatologista habilitado para cuidar de você.

Consulta realizada, diagnóstico feito, vamos aos tratamentos. Temos opções que podemos fazer em casa ou no consultório. Estes tratamentos podem e muitas vezes devem, inclusive, ser combinados.

Assista o segundo vídeo da série sobre queda de cabelos. Clique aqui.

 

Tratamentos para fazer em casa

Podemos usar medicações via oral (como finasterida ou dutasterida). Estes são os mais utilizados nos casos de alopecia androgenética, aquela de causa hereditária que eu falei no primeiro vídeo. Há algum tempo chegou-se a usar uma medicação chamada flutamida, porém devido aos seus graves riscos de causar hepatite em mulheres ela não é mais usada para tratamentos de queda de cabelos.

Também podemos usar reposições de vitaminas e minerais que vão atuar nas diferentes fazes do ciclo de crescimento dos cabelos, estimulando sua renovação e crescimento. Atualmente temos diversas marcas no mercado. Como tudo na vida, algumas são ótimas e outras são meras tentativas de cópias, sem nenhuma comprovação científica. Cuidado com automedicações.

Para algumas causas os tratamentos hormonais são fundamentais, como em mulheres com alterações de exames laboratoriais. Esses tratamentos, usualmente são de longo prazo e geralmente trazem ótimos resultados.

Já nos tratamentos tópicos temos o minoxidil em diferentes concentrações, de acordo com o indivíduo e a causa, além de diversas outras possibilidades que variam a cada perfil de paciente.

Os shampoos são bons auxiliares nos tratamentos, mas na grande maioria das vezes não são utilizados sozinhos.

Sobre o crescimento

Corte de cabelo não muda o crescimento! Cabelo não é planta que quando a gente corta a ponta ela abre e fica mais bonita. O cabelo cresce pela sua raiz. Cortar as pontas do cabelo pode até deixá-lo mais bonito, mas não muda o crescimento.

Tratamentos feitos em consultório

Atualmente temos como novidades os tratamentos feitos em consultório.

São utilizados o microagulhamento feito da forma correta, para não danificar nem o fio, nem o folículo que produz este fio. Feito da forma inadequada este procedimento pode piorar a queda. Cuidado!

Existe muita novidade em estudo com drug delivery, que é a aplicação de medicações através dos canalículos formados com o microagulhamento. Também pode-se utilizar aplicações de medicações diretamente no couro cabeludo, que vão estimular o fortalecimento dos folículos e assim um melhor crescimento dos cabelos. Estas medicações podem ser individualizadas e manipuladas de acordo com a necessidade de cada paciente.

Laseres e led também são opções em alguns casos específicos.

Por último, se nada disso der certo, ainda temos a opção de transplante. Neste casos, as técnicas mais modernas não deixam mais aquele aspecto de cabelo de boneca que a gente via antigamente e podem até ser feitos com robôs.

Espero que nossa série tenha esclarecido esse tema tão abrangente que é a queda dos cabelos. Ficou com dúvida? Tem queda e não sabe o que fazer? Venha conhecer o nosso centro de terapia capilar.