Seg - Sex 13h às 20h
R. Dr. César 1368, sala 1705 - Santana - São Paulo - SP - CEP: 02013-004
atendimento@clinicaunire.com.br
(11) 3360 0800

News Clínica Unire

A melhor maneira de estar por dentro do mundo da beleza.
Dra. Paola fala sobre o envelhecimento da pele do colo, principalmente o aparecimento e tratamento das rugas.
10
abr

Rugas no colo

 

Rugas no colo: como resolver o problema?

Rugas, palavra que deixa todo mundo de cabelo em pé!

Coitadinho do nosso colo. Conheço muitas pessoas que exibem um rosto lisinho e sem manchas, porém apresentam um colo que não combina com a face.

Por que isso acontece?

É fácil entender porque isso acontece, pois as pessoas não hidratam e não protegem essa região do sol, simplesmente por falta de hábito e de conhecimento, mas o colo também envelhece e sofre com perda da sustentação e do colágeno.

O colo também fica marcado com rugas e, por ser uma pele mais espessa, essas rugas são mais fundas e mais difíceis de tratar. Além do envelhecimento intrínseco, aquele que sofremos em todo o corpo e que depende da característica genética de cada um, nessa região se formam rugas enquanto dormimos, as famosas sleep lines ou rugas de dormir. A grande maioria das pessoas dorme de lado, amassando literalmente essa região, que fica marcada. As mulheres de seios fartos têm rugas ainda mais evidentes, devido ao peso das mamas, e ao longo dos anos essas linhas vão ficando mais profundas.

Além disso é uma área, assim como o rosto, muito exposta ao sol, ocasionando ainda mais flacidez, além de manchas. Nessa região surge o que chamamos de poiquilodermia,  nome esquisito que é a junção de manchas claras, escuras e telangectasias, que é o aumento de vasinhos na região, o que dá um aspecto bem envelhecido para o colo.

Concluindo, o colo envelhece pelo somatório de vários fatores: o próprio envelhecimento do indivíduo, os efeitos cumulativos do sol, o estilo anatômico de cada um, o decúbito lateral constante, a falta de hidratação, o tabagismo, entre outras causas.

Sua pele revela ou aumenta sua idade? Os preenchedores ajudam a resolver. Clique aqui e confira!

Ruga é tudo igual ou tem diferenças entre elas?

Também existe uma classificação quanto à profundidade das indesejáveis rugas. As primárias são as mais fininhas, decorrentes da deterioração das fibras elásticas e surgem a partir da terceira década de vida. As secundárias ocorrem com a acentuação dessas primeiras rugas finas em peles prematuramente envelhecidas. As terciárias estão presentes sobretudo em idosos, incluindo os casos de ptose e flacidez.

Quer ter uma pele de pêssego? Clique aqui e conheça o microagulhamento!

Como tratar?

Causas diversas demandam atitudes diversas.

– Consulte seu dermatologista. Além de cuidar das manchas e rugas, vamos procurar por lesões malignas e pré-malignas. Quando presentes, necessitam ser tratadas.

– Usar no colo o protetor solar da mesma maneira que usamos no rosto. Espere secar completamente antes de vestir a sua roupa, assim ele não vai manchar.

– Hidratar e tratar com produtos específicos para a região. O colo é uma região que inspira maiores cuidados que o rosto, porque tem difícil cicatrização e muitas vezes é mais sensível ao tratamentos mais agressivos.

– Tratar com procedimentos médicos no consultório. Os principais tratamentos são: a toxina botulínica (que trata rugas dinâmicas por atuar na musculatura, promovendo uma paralisia parcial e programada), os peelings superficiais (retinóico, glicólico, etc), a luz intensa pulsada e os laseres (para tratar poiquilodermia, lentigos solares e melhorar a qualidade da pele, hidratação com ácido hialurônico injetável os famosos skinboosters, que promovem hidratação profunda e redensificação do colágeno para região. Outros procedimentos podem ser indicados de acordo com o caso clínico do paciente.

– Existem hoje aqui no Brasil adesivos de silicone específicos em prevenir e tratar ruguinhas decorrentes das suas noites de sono. Esses adesivos impedem que a pele amasse, sim literalmente eles esticam a região e por manterem a pele sob oclusão. Também favorecem a nossa hidratação natural e com a renovação celular natural as linhas vão sendo preenchidas e tratadas, mas precisam ser usados diariamente para conseguirmos resultados. Ou então passe a dormir de barriga para cima, o que é bem difícil.

Então, por favor, não esqueçam do seu colo. Coloque essa região na sua rotina de tratamento diário. E nós estamos aqui para ajudar você!

Botox, seu aliado no tratamento das rugas. Clique aqui e saiba como ele pode ajudar você.